Belém tem dia todo de festa no aniversário de 395 anos
Em toda programação, as solenidades e as apresentações musicais e culturais darão o tom ao aniversário da cidade. Após a queima de fogos, será celebrada uma missa de Ação de Graças na Catedral da Sé, às 8h. O culto será aberto à população e terá a presença do prefeito de Belém, Duciomar Costa. Em seguida, na Praça da República, a programação especial começa às 9 horas, com a apresentação do Coral Metropolitano de Belém, Orquestra da Vale e os grupos folclóricos O Uirapuru e Cobra Grande. Às 11 horas, será servido o tão esperado bolo, com direito a parabéns oficial, regido pelo prefeito.

Igreja da Sé ao fundo
Pela noite, o recém-reinaugurado Palacete Pinho será o cenário do evento de entrega da comenda Francisco Caldeira Castelo Branco. Os 19 nomes que receberão a honraria nesta quarta-feira não foram divulgados. Além das condecorações, serão entregues duas menções honrosas. A programação de aniversário será encerrada com um grande show na Aldeia Amazônica, a partir das 18h. O show gratuito terá a participação especial do cantor romântico Amado Batista, mas também terá atrações locais, como as bandas Fruto Sensual, AR15, Xeiro Verde e Viviane Batidão.
Os esforços de comemorar o aniversário da capital não são apenas do poder público. A Celpa (Centrais Elétricas do Pará) vai promover o plantio de 200 mudas de espécies nativas da Amazônia no Parque Industrial da empresa, localizado na rodovia Augusto Montenegro. A programação começa às 8 horas, com a participação do grupo de teatro composto por colaboradores da empresa e de crianças da creche comunitária Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Tapanã, atendidas pelo projeto social da concessionária Criança Luz. Haverá ainda a participação especial da Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Pará, que executará o Hino Nacional Brasileiro e também o do Pará.
Apesar de ser uma data festiva, o aniversário de Belém não é considerado oficialmente como um feriado. O expediente nos órgãos municipais é facultado. No entanto, o que não funciona é apenas a parte administrativa das repartições, os demais serviços realizados em escala de plantão, emergência, funcionam normalmente.
Palacete Pinho é entregue como centro de cultura da capital - Os belenenses ganharam de presente da Prefeitura Municipal de Belém a entrega do Palacete Pinho, datado de 1897, no bairro da Cidade Velha, ontem à noite. A partir de hoje, no espaço funcionará o Centro de Cultura de Belém, de incentivo à arte e cultura local. Como parte da programação do aniversário de 395 anos da Metrópole da Amazônia, a revitalização do prédio custou cerca de oito milhões de reais, provenientes de recursos municipais e de parcerias do governo com empresas. A entrega solene do prédio histórico contou com a presença do prefeito da cidade, Duciomar Costa, de autoridades e da bisneta do comendador português Antônio José de Pinho, Marília de Pinho Lima.

Palacete Pinho em Belém
O prédio recebeu restauração nas coberturas interna e externa, nas paredes e forros, além da montagem de esquadrias novas (portões de vidro e madeira), instalações elétricas e hidrossanitárias. O espaço também recebeu acabamento, instalação de equipamentos elétricos, raspagem dos pisos de madeira e os azulejos da fachada.
Em pronunciamento de abertura, Duciomar Costa ressaltou que, após anos de abandono, o Palacete Pinho estava sendo entregue à população e agradeceu à família Pinho, 'que marcou época e fez história' no Pará. 'Esse palacete marcou a época do município e foi palco dos grandes acontecimentos da nossa cidade. Quando assumimos a gestão municipal, a obra estava parada há seis anos, por motivos que não valem a pena falar nesse momento de festa', declarou, acrescentando que o espaço será usado para 'fomentar a cultura e dar apoio à arte do povo'.
Para a bisneta do comendador, Marília de Pinho Lima, que nasceu e morou no prédio até 1954, retornar à 'casa' onde brincava foi emocionante. 'É uma emoção muito grande ver que a restauração foi perfeita, do jeitinho que era quando morei, desde os detalhes técnicos, a pintura e o hall da escada. É uma joia, um presente imenso para Belém e vai ser muito bem reaproveitado', comentou.
Já a superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no Pará, Maria Doroteia de Lima, contou que há 20 anos o Iphan fazia intervenções para que o prédio não se deteriorasse. 'É uma data histórica; é uma forma de moradia do século XIX. Você entra e vê o revestimento de azulejos. Temos preservado monumentos públicos, como as igrejas, e palácios. Aqui, temos uma residência', afirmou.
As linhas arquitetônicas adotadas no Palacete são comuns nas construções portuguesas dos séculos XVII e XVIII.
Bolo de 20 metros e 440 quilos será distribuído à população - Nos seus 395 anos Belém ganha pela 20ª vez seu tradicional bolo de aniversário. O doce é gigante e tem 20 metros de comprimento, pesa 440 quilos e custou R$ 8 mil. Ele será cortado e distribuído para cerca de mil pessoas, por volta das 11 horas de hoje, no calçadão da Praça da República, em frente ao Teatro Experimental Waldemar Henrique, na avenida Presidente Vargas.
A expectativa da Belemtur (Companhia de Turismo de Belém), que organiza o evento em comemoração ao aniversário da cidade, segundo a técnica em turismo Rosângela Martins, é que a distribuição seja feita em apenas uma hora - diferente de alguns anos nos quais a entrega chegou a ser feita em cerca de duas horas e meia. 'Este ano, a distribuição deverá ser mais rápida porque dividimos o bolo em duas partes, sendo 10 metros para cada lado da mesa. Ao redor desta há um cercado com barra de contenção onde ficam os funcionários da Belemtur fazendo a distribuição. São quatro pontos de entrada de pessoas e dois de saída, para evitar tumulto', afirma.
Lindalva Pereira, proprietária da Panificadora Versailles & Plaza, em Nazaré, responsável - juntamente com seu esposo, Eugênio Pereira - pela produção do bolo praticamente desde que a tradição começou, conta que ele começou a ser preparado na panificadora ontem às 15h e, por volta das 19h, foi levado para a praça, onde foi feita a montagem e confecção. 'Na panificadora preparamos a massa e assamos os bolos, mas a decoração foi feita em praça pública, para que as pessoas pudessem acompanhar um pouco mais de perto esse trabalho que toda a equipe faz com entusiasmo e alegria pela cidade'.
Os ingredientes do bolo de aniversário de 395 anos de Belém são 2.030 ovos, 70 quilos de farinha de trigo, 70 quilos de açúcar, 18 litros de leite, 8 quilos de volomex (para dar consistência), 24 quilos de manteiga comum e 130 quilos de recheio. Este terá, entre outras delícias, frutas regionais como cupuaçu e importadas como nozes, morango, damasco e amêndoas portuguesas, entre outras. Terá, ainda, doce de leite, chocolate, 1 litro de essência, seis litros de vinho Moscatel e marzipã.
O presente para cidade é dado há 15 anos pelo Sippa (Sindicato da Indústria da Panificação do Pará), que conta com apoio da Prefeitura de Belém, Farinha de Trigo Rosa Branca, Farinha de Trigo Mirella e Margarina Vitapalma Premium. 'A iniciativa é uma forma de agradecermos aos nossos fornecedores e à população belenense, que é cliente de nossas 1,1 mil padarias que existem na capital paraense, pelas quais passam cerca de 360 mil pessoas por dia', afirma Elias Pedrosa, presidente do Sippa. No Pará existem 2.185 padarias formais.
Praça recebe um abraço simbólico - Centenas de pessoas vestidas de verde e amarelo darão um abraço simbólico, hoje, na praça da República, em comemoração ao 395º aniversário da cidade de Belém. O abraço coletivo, uma iniciativa do grupo Vale, ocorre pelo segundo ano consecutivo.

Vista do alto do Theatro da Paz na Praça da República
Ontem, promotores do evento circularam o Centro Comercial e as áreas próximas à Praça da República, mobilizando as pessoas. Na praça, hoje, serão doados sachês de sementes de flores e mudas ao público. No palco montado ao lado do Teatro da Paz, a Orquestra Jovem Vale de Música se apresentará, comemorando o primeiro ano de formação. Em 2010, o grupo de crianças e jovens formado no projeto Vale Música se apresentou pela primeira vez em homenagem ao aniversário da cidade.
As homenagens a Belém promovidas pela Vale seguem durante o final de semana, nos dias 15 e 16 (sábado e domingo), com atividades socioeducativas na Praça da República, a partir das 9 horas. Crianças do grupo de percussão do projeto Vale música subirão ao palco.
Karla de Melo, gerente de comunicação regional da Vale, estima que 1500 pessoas participem do abraço coletivo na Praça da República. Nos três dias de programação, serão distribuídas 4 mil camisas, além 1,5 mil mudas de espécies nativas e 1,5 mil brindes para as crianças que participarem das atividades educativas sobre sustentabilidade e segurança.
A programação de hoje está divida em três momentos: o abraço simbólico a Belém nas cores verde, representando a preservação ambiental e, amarela, o respeito e a valorização às pessoas; uma apresentação de um programa social da Vale e atividades socioeducativas e ambientais realizadas no caminhão palco, montado ao lado do Teatro da Paz. A programação terá início às 9 horas, no mesmo ambiente onde estará montado o tradicional bolo de aniversário da cidade, produzido pela prefeitura de Belém e que será distribuído para quem for à programação da famosa praça de Belém. Quem desejar participar do abraço, vestindo verde e amarelo, poderá obter a camiseta no local.
Ecomuseu - Em alusão ao aniversário da capital paraense, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura por meio do Ecomuseu realizará no dia 12, na Praça da República, a partir das 11 horas, a exposição dos artesãos das ilhas de Belém com o tema: 'Arte das Ilhas', onde o projeto do Ecomuseu atua embasado nas ações e atividades voltadas para a educação formal (nas escolas) e informal (direto com a comunidade).
Programação de aniversário
Aldeia Amazônica
Hora: 18 horas
Público: Fãs de Tecnomelody e música romântica
Atrações: Apresentação do cantor Amado Batista, bandas Fruto Sensual, AR-15, N’SYNC, Bruno e Trio, Anjos do Melody, Vaguinho DB, Keila Lima e banda, escola de samba Bole Bole e aparelhagem Príncipe Negro com a banda Xeiro Verde e Viviane Batidão.
Bosque Rodrigues Alves
Hora: 8 horas
Público: Infantil
Programação: Apresentação do grupo Palhaços Primos Gêmeos, do teatrinho do Amigo Jabutigão, exposição de materiais confeccionados a partir do projeto de reciclagem do Bosque e plantio feito pelas crianças presentes, de 15 mudas de plantas em ameaça de extinção, como cedro, mogno e ipê
Catedral da Sé
Hora: 8 horas
Público: Católico
Programação: Missa de Ação de Graças com a participação do prefeito de Belém, Duciomar Costa
Horto Municipal de Belém
Hora: De 8 às 18 horas
Público: Entusiastas do meio ambiente
Programação: Distribuição de mudas para os visitantes
Museu de Arte de Belém (Mabe)
Hora: 10 horas
Público: Geral
Programação: Abertura da exposição 'Entre Imagens e Memórias do Poder', com retratos da galeria de intendentes e prefeitos que fazem parte do acervo do Mabe.
Praça da República I (em frente ao Banco da Amazônia)
Hora: A partir das 9 horas
Público: Geral
Programação: Ali será servido à população o tradicional bolo de 200 metros em homenagem à cidade. Ocorrem ainda as apresentações do Coral Metropolitano de Belém, Orquestra da Vale, grupos folclóricos O Uirapuru e Cobra Grande. O evento será encerrado com um show da escola de samba Rancho não Posso me Amofiná.
Praça da República II
Hora: A partir das 11 horas
Público: Alunos da Secretaria Municipal de Esducação (Semec) e amantes da cultura popular
Programação: Exposição dos artesãos das ilhas de Belém com o tema: 'Arte das Ilhas'. A mostra conta com o trabalho de oito artesãos que apresentarão obras em quatro barracas, compostas por artesanatos feitos de recursos naturais, crochê, ponto cruz, cestaria, cerâmica e confecção de casinhas em material orgânico.
Ver-o-Peso, Entroncamento, e ainda nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Cotijuba
Público: População local
Hora: às 6 horas
Programação: Queima de fogos em celebração ao aniversário da capital paraense
Fonte: Amazônia
VIDEOS PONTOS TURISTICOS DE BELEM!
http://vimeo.com/4165865
Página 2



Postar um comentário